sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

2,4 mil games antigos de graça na web


'Arquivo da Internet' libera 2,4 mil games antigos de graça na web

Lista inclui clássicos como 'SimCity', 'Wolfenstein 3D' e 'Prince of Persia'.
Iniciativa faz parte de esforço em preservar memória dos videogames.


O ano de 2015 começa bem para quem busca relembrar ou conhecer jogos antigos. Cerca de 2,4 mil games do sistema operacional MS-DOS foram liberados de graça na web pelo "Arquivo da Internet", uma ONG que preserva a memória da rede mundial de computadores. A lista inclui vários títulos clássicos, como "SimCity", "Wolfenstein 3D" e "Prince of Persia". Acesse aqui.
A emulação dos games acontece no próprio navegador de internet, como o Firefox ou o Chrome. "Eu trabalhei duro para ter apenas programas completamente funcionais ou, pelo menos, que gerassem comentários úteis", diz Jason Scott, curador da coleção online. Ele comenta em seu blog pessoal que alguns jogos ainda podem apresentar problemas, mas que o fato de ser possível emular o MS-DOS no próprio browser, de forma instantânea, é um fator para se comemorar.
"Curta os jogos e essa lindas imagens! Jogue alguns programas, perceba como fazer as coisas, e fale sobre o que funciona e o que não funciona para você. Existe um botão de feedback – use-o", comenta Scott.
Em novembro, a "Internet Archive" já havia disponibilizado cerca de 900 jogos de fliperama que foram sucesso entre as décadas de 1970 e 1990. Essas iniciativas fazem parte de um esforço da organização voltado à manutenção de games, chamado de "Sala de estar dos videogames", criado em dezembro de 2013.